sábado, 1 de dezembro de 2007

Síntese das técnicas de reprodução assistida!

Decidi pôr aqui um resuminho das técnicas de reprodução assistida.
Antes de mais, vou pôr aqui um quadro em que podemos ver algumas das razôes que levam a estas técnicas.
Felizmente, que novas portas se têm aberto no combate à infertilidade, pois nos últimos anos as pesquisas neste campo, têm-se desenvolvido muito. Aqui temos exemplos das técnicas de reprodução assistida:

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: consiste em introduzir no colo do útero da mulher, na altura da ovulação, espermatozóides do homem do casal ou de um dador. Os espermatozóides mais eficazes são seleccionados e, dpois, introduzidos no colo do útero.

FECUNDAÇÃO IN VITRO: o óvulo é recolhido e colocado numa proveta em contacto com o esperma. Dias mais tarde introduz-se o embrião no útero da mulher por via vaginal. Faz-se devido à obstrução das trompas ou devido a uma deficiência no endométrio,entre outros.
GIFT ou Transferência intratubárica de gâmetas: recolhe-se óvulos da mulher e espermatozóides do homem que depois se colocam na trompa, próximos um do outro para que o encontro se dê.(Fecundação in vivo)

ZIFT ou Transferência intratubárica de zigotos : recolhem-se óvulos da mulher e esperma que se colocam em contacto numa proveta. Se houver fecundação o ovo é colocado na trompa.

Microinjecção: é especialmente indicada para o tratamento da infertilidade masculina (poucos ou nenhuns espermatozóides no ejaculado, espermatozóides com baixa mobilidade, percentagem baixa de espermatozóides com morfologia normal).
A recolha dos gâmetas feminino e masculino é efectuada da mesma forma que na técnica de fertilização in vitro.
A técnica da microinjecção consiste em injectar um único espermatozóide directamente dentro do oócito, fomentando assim a fecundação.
Os embriões resultantes são implantados no útero, assim como, na fertilização in vitro.
Fonte: Manual-Biodesafíos; www.notapositiva.com
Reflexão: Acho que estas técnicas são a solução para muitos problemas. Acho que também é quase como fazer justiça por aqueles que não conseguem ter filhos. Porque, muitas vezes, os desejadores de serem pais não teem culpa de problmeas que se verificam em grande número por esse mundo fora.
Esta gente ser excluída de criar um filho, acho injusto. Felizmente estas técnicas permitem que as gravidezes sejam possíveis. =D

Sem comentários: