domingo, 16 de dezembro de 2007

Mais aspectos hereditários

Esta postagem está um tanto relacionada com a postagem " ah puxou à mãe, não.... puxou ao pai! ". Isto porque, reforça a ideia do ambiente e dá alguns exemplos de atitudes que passam de pais para filhos.
"Já reparaste na forma como cruzas os braços? Então, cruza-os e vê qual ficou por cima, se o direito ou o esquerdo. Agora pede que teu pai/mãe faça o mesmo". Se ficou diferente, podes apostar que quem te passou essa característica não foi o pai, mas a mãe (ou vice-versa). É isso mesmo: até o modo como cruzamos os braços é hereditário.
O mesmo acontecesse no facto de conseguir dobrar a língua em formato de "u". Já o furinho no queixo, que muita gente afirma ser mais preciso que um teste de paternidade (se o filho tem, o pai tem de ter) não é tão óbvio assim: mesmo um filho de pai e mãe que não o apresente pode vir a tê-lo.
Quanto mais deciframos o DNA humano, mais descobrimos que há um fundo genético para praticamente tudo o que somos: características físicas, doenças e problemas de saúde físicos e psicológicos e até habilidades para aprender idiomas, tocar instrumentos ou lidar com números. Claro que precisamos reforçar que o ambiente e a maneira como se relacionam é muito influente. Como diz a outra postagem 50-5o.

Fonte: Revista Pais&filhos, genoma.ib.usp.br,


Reflexão: Decidi pôr este artigo, porque achei interessante os aspectos que podem ser transmitidos de pais para filhos, como cruzar braços, etc. Já compreendemos muitos pontos que estão ditos e cima, o que faz com que estes tópicos suscitem um interesse ainda maior. É engraçado que para além das características físicas, (altura, cor de olhos) a maneira de ser(desatento...), atitudes(cruzar os braços) tenham parecenças com os pais, isto devido à genética e também ao ambiente.

8 comentários:

Anónimo disse...

Achei bastante interessante a tua postagem...

E fiquei surpreendida pelo facto de dizeres que o simples gesto de cruzar os braços é hereditário. Mão tinha a menor ideia disso... Mas ainda bem que o disses te... corri para os meus pais a fazê-lo e surpreendentemente saio ao meu pai!!! loool mas agora ponho uma questão.

Quando a minha irmã era pequena era fisicamente exactamente igual a mim quando eu era pequena. Mas noutros aspectos, como o cruzar os braços, a forma da cara, a cabelo liso/encaracolado, e diferente. como pode ser isso?!
Não é que tenhamos herdado o mesmo gene da mãe e do pai mas se em algumas caracteristicas somos identicas, nas outras tambem seriamos não???

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A minha amiga teve uma filha que nasceu com um furinho no queixo sendo que nem ela e nem o marindo tem o furinho,isso quer dizer que a filha não é dele? ou seja quero saber se o pai e a mãe não tendo o furinho existe a possibilidade da criaça nascer com o furinho?
ObG!
por favor me responde?

ana disse...

sim, existe a possibilidade de o filho com furinho ser filho de pais sem furinho. Visto que os pais podem transportar o gene para o "furinho" e não o apresentarem.
=D

MARGARETH/CASA disse...

E se o flho não tiver o furo no queixo e o pai tiver? É indicação que na verdade não existe relação de parentesco?

Anónimo disse...

meu filho nasceu com furinho e eu nao tenho mas o pai tb nao tem.
tao me acusando de meu filho nao ser filho do meu marido.
Posso ter um filho onde nem eu , nem ele nao tenha furinho?
Pode depois de grande o furinho nao ser tao visivel assim?

Anónimo disse...

Tnho duvidas d qm seja o pai do meu segundo bb,ele nasceu um pouco cabeludo e cm o furo no queixo,e um dos suspeitos tem um furo no queixo e e um pouco cabeludo,e o outro suspeito nao tem nada disso,sendo que meu primeiro filho tbm tem esse furo,mas o pai dele tem, eles dois sao d pai diferente,sera ki meu segundo filho puxou o furo p irmao,ou ele pod ser filho do primeiro suspeito(E AGORA)RESPOSTA URGENTE.

Anónimo disse...

Faz DNA povo eu hem !