Uma mutação num gene pode estar associada a um risco elevado de desenvolvimento de um tumor maligno na próstata. Quando funciona normalmente, o gene DAB2IP serve para impedir o crescimento de um tumor. Quando é mutante, o mecanismo pára de funcionar e o cancro surge mais agressivamente. As causas genéticas estão, ainda, em estudo. Como até agora não se sabia se um tumor seria benigno ou maligno, as duas formas são tratadas da mesma forma, com radioterapia e/ou cirurgia de remoção. Com a identificação do gene, os cientistas acreditam que poderão avaliar melhor cada caso, poupando pacientes de tratamentos desnecessários, através de um simples exame de sangue.
Fonte: revista Instituto Nacional do Cancro (13-12-07)
Reflexão: Os tumores podem ser hereditários e é preciso ter sempre mais cuidado quando existe uma vítima de cancro na família. É de lembrar que homens, principalmente com mais de 40 anos, devem consultar regularmente os médicos. Sobre esta notícia tenho a dizer que é importante "conhecermos" os genes para podermos salvar e tratar mais pessoas.Pus esta notícia, porque estamos a dar o património genético e , como tal, devemos conhecer os benefícios que estes conhecimentos nos trazem.
2 comentários:
Boa postagem!!! Realmente uma mutação na maioria das vezes ocorre no sentido negativo. Este caso não foge à regra e constitui mais um caso que leva ao aumenta da probabilidade de se ter um câncro. Ainda assim é de realçar que os cientistas já descobriram tal verdade, podendo remediar tal situação.
Olá, boa postagem..é verdade que uma das causas de cancro pode ser a mutação de um gene..e também dizes que podem ser hereditarios, ora claro, tal como tenho na minha postagem..é importante cada vez conhecermos mais os genes e todo o corpo humano pois assim temos mais possibilidades de combater as doenças,como o cancro que traz muitas mortes...
Enviar um comentário