sábado, 10 de novembro de 2007

Ecografia fetal pode descobrir anomalias cardíacas no 4º mês


Exame é capaz de detectar precocemente patologias cardíacas estruturais e funcionais, alterações dos fluxos cardíacos e distúrbios do ritmo cardíaco do feto.
O feto com apenas quatro meses de vida não mede mais do que 20 centímetros. Nessa idade, o coração do bebé é menor do que uma uva. Mesmo com medidas extremamente delicadas, a Medicina já consegue diagnosticar se a futura criança apresenta alguma anomalia cardíaca. Ecocardiografia Fetal é o exame de ultra-sonografia* do coração do feto, realizado, preferencialmente, entre a 16ª e a 28ª semana de gestação, que analisa a anatomia cardíaca, função do miocárdio* e o ritmo do coração. É possível, também, reconhecer disfunções cardíacas relacionadas a patologias maternas e outras.

Fonte: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia 2004;vol 82(II).

Reflexão: Acho importante este teste, pois este tem muitas vantagens. Alguns problemas que são detectáveis podem agravar-se e, tendo-se já um conhecimento prévio destes problemas, vai ser mais fácil de os solucionar ou tratá-los da melhor forma.

3 comentários:

Anónimo disse...

poxa achei muito interessante,cada vez mais descobrimos coisas novas e soluções para um problema. sou estudante de biologia e adoro enriquecer meus conhecimentos.

Anónimo disse...

Eu passei por isso recentimente e meu bebê não resistiu. Teve óbito com 4 meses de gravidez. E por isso, digo que se a descoberta não tem solução, deve ser tratada de forma delicada para um preparamento psicológico dos pais, principalmente da mãe é claro.

Daniela Francisco disse...

minha primeira gravidez foi até os quatro meses e ainda hje não sei o porquê de o bebê simplismente morrer na minha barriga e eu não ter abortado e descobrir só no ultrassom seguinte. Hoje tenho duas filhas saudáveis e sapecas. Acredito muito que logo não perderemos mais bebês pois a medicina está cada vez mais completa.