quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Anestesia no parto pode prejudicar amamentação


Antes de passar à notícia vou dizer sucintamente o que é a analgesia epidural É uma técnica anestésica que elimina as dores do parto sem afectar a mobilidade da grávida. Ou seja, não impede que ela faça força para o bebé sair. O segredo reside em aplicar uma substância anestésica nas terminações nervosas responsáveis pela dor. Neste caso, nas raízes nervosas a nível da coluna, responsáveis pela sensibilidade no abdómen. A mensagem da dor viaja do útero em contracções até ao cérebro, através da coluna vertebral. O objectivo da analgesia epidural é interromper essa trajectória e impedir que aquela mensagem chegue ao cérebro.

As consequências mais frequentes da epidural estão relacionadas com imprecisões na perfuração, o que pode acontecer porque a mulher se mexe, por exemplo. Isto pode provocar dores de cabeça. Existem igualmente riscos de complicações neurológicas, embora estas sejam bastante raras.

Passando à notícia: anestesia pode prejudicar amamentação

Um químico presente na epidural* pode ser o responsável por um estado de sonolência dos bebés.
As mulheres que foram submetidas a uma anestesia epidural durante o parto têm maior tendência para ter problemas com a amamentação e para abandoná-la mais cedo.
Um químico presente na epidural pode ser o responsável por um estado de sonolência dos bebés e pelas dificuldades em estabelecer a amamentação.A conclusão é de um estudo levado a cabo por investigadores australianos.

Fonte: International Breastfeeding Journal (Junho de 2007)

Reflexão: Achei por bem pôr no blog esta pequena curiosidade que encontrei. Antes de mais tenho de dizer que estudos são estudos (não são certezas), no entanto há que ver que o leite materno é muito importante para o bebé, mas a mulher também pode ter mesmo de usar a anestesia. Como tal, digo e acrescento que uma pessoa só se deve sujeitar a estes processos quando é realmente necessário. Isto estende-se também a medicamentos, comprimidos e terapias. O que é usado em excesso ou sem motivo suficiente não deve ser usado. Enfim, é como tudo.... =)

1 comentário:

Joana Carvalho disse...

Devo confessar que o parto é algo que me assusta bastante! Acho que as dores devem ser terríveis, e ainda dizem que os homens é que são o sexo forte...enfim...
Concordo contigo quando dizes que algumas técnicas só devem ser usadas em situações de verdadeira necessidade, ainda mais quando trazem implicações para a saúde da mãe e do bebé, bem como este tipo de problemas na amamentação, uma vez que o leite materno é muito importante para o bebé e, vendo bem as coisas, a alguns níveis ainda é insubstiuível, como por exemplo em termos imunológicos para o organismo do bebé.
Depois daquilo que vi nas apresentações dos trabalhos dos meus colegas, acho que o melhor tipo de parto deve ser aquele que é feito dentro de água.
Boa postagem.