terça-feira, 30 de outubro de 2007

DST 's


As doenças sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas que se propagam essencialmente através de contactos sexuais. Tanto podem ser eliminadas com simples
procedimentos, ou podem apenas......não ser eliminadas!
Podem possuir como agente infeccioso: vírus, bactérias, parasitas e fungos.
Aqui fica um resuminho...

Agente infeccioso: Vírus

- SIDA - Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida é uma doença provocada pelo HIV, Vírus da ImunoDeficiência Humana. O HIV é tão mortífero pelo facto das células-alvo serem principalmente os leucócitos*, que orientam e coordenam todas as defesas do sistema imunitário*. Assim, com a destruição dos leucócitos, o sistema imunitário fica enfraquecido e exposto às doenças como a gripe, a tuberculose, a epidemia...
Não existe cura ou vacina para o HIV, infelizmente, devido à rápida multiplicação do vírus, este torna-se rapidamente imune às drogas utilizadas. É uma doença fatal

-HEPATITE B - A hepatite B pode provocar a morte, sendo esta a hepatite mais perigosa. É uma doença que ataca o fígado, criando cirroses hepáticas e podendo mesmo causar cancro no fígado. A maior parte dos danos sofridos durante a infecção acontecem devido à resposta do organismo, que tenta destruir as células infectadas. Não existe tratamento médico específico do vírus da hepatite b, havendo contudo uma vacina eficaz desta doença que tem uma eficácia muito aceitável, cerca de 95%.

-HERPES GENITAL - O herpes genital é outra das DST cujo agente infeccioso é um vírus, (vírus herpes simplex 2). O herpes genital provoca uma infecção nas mucosas dos órgãos reprodutores feminino e masculino.Pode causar impotência nos homens.

-VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO - O vírus do papiloma humano (VPH) é um vírus que vive nas mucosas genitais, nomeadamente pénis, vagina, vulva e também no colo do útero, e pensa-se que está fortemente ligado ao cancro do colo do útero, algo bastante preocupante.
Hoje em dia não existe cura para este vírus. No entanto, caso tratado nas fases iniciais, este vírus tem 90% de probabilidade de ser eliminado.


Agente infeccioso: bactérias.

-GONORREIA - A gonorreia é uma das mais graves DST que existem causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e pode causar sérios problemas aos infectados. Esta doença, se não for tratada devidamente, pode também causar infertilidade nas mulheres e esterilidade* nos homens, assim como doenças nas articulações, coração ou cérebro. A gonrria, se transmitida ao bebé pela mãe, pode-lhe causar cegueira.

-SÍFILIS - Tal como a gonorreia, a sífilis é uma DST que é provocada por uma bactéria, mais concretamente a bactéria Treponema pallidum. Esta doença pode ser dividida em vários tipos em função do seu estado de evolução ou da sua transmissão.
É ainda importante notar que se o feto* ao contrair sífilis durante a gestação tem uma grande probabilidade de morrer nessa altura, alguns anos depois do nascimento ou ainda que sobreviva padecerá de várias doenças graves.

-CLAMÍDIA - A clamídia é uma DST parecida com a gonorreia pois também ela é uma doença muito comum, curável com antibióticos e está inclusive muitas vezes associada à gonorreia. A clamídia é uma doença provocada pela bactéria Clamydia trachomatis.

-ÚLCERA MOLE VENÉREA - É uma doença infecciosa cujo agente infeccioso é a bactéria Haemophilus ducreyi.
A úlcera mole venérea é uma doença sexualmente transmissível essencialmente tropical, sendo por isso rara na Europa.


Agente infeccioso:parasitas ou fungos

-TRICOMONÍASE - O trichomonas vaginalis é o protozoário* responsável por esta doença, a tricomoníase. O homem é pouco afectado por esta doença pois ela foca-se mais nas mulheres.

-PEDICULOSE PÚBICA - Outra doença que é provocado por parasitas, nomeadamente o artrópode Phtirius pubis, também chamados quotidianamente de chatos. Piolhos que infectam nomeadamente as zonas púbicas (também podem infectar o cabelo).

-ESCABIOSE - A escabiose, mais conhecida como sarna, por sinal bastante incómoda. Esta doença tem como agente infeccioso o ácaro Sarcoptes scabiei. A escabiose caracteriza-se por uma comichão intensa, assim como pequenas feridas avermelhadas provocadas pelos parasitas.

-CANDIDÍASE - A candidíase é uma doença sexualmente transmissível que é diferente das outras visto ser originada por um fungO. Esta doença afecta mais as mulheres que os homens, principalmente quando estas tomam medicamentos e antibióticos que alteram as condições da vagina (nomeadamente diminuição da sua acidez), o que provoca a infecção.

Fonte: www.notapositiva.com / www.wikipedia.com / www.abcdasaude.com

Reflexão: Protegam-se!....."A diferença entre um seropositivo e um seronegativo pode estar muitas vezes numa simples decisão sensata de preservativo ou segurança" e essa decisão terá reflexo para sempre nessas pessoa.
Para terem uma ideia, só a SIDA matou 20 milhões de pessoas nos últimos 20 anos, calcula-se que 45 milhões estejam infectadas e que mais de 3 milhões morrem agora todos os anos devido a esta doença. Também a hepatite B regista a cada ano 300 000 novos casos.
Acho que a melhor reflexão que posso fazer, é apenas um apelo: Não contribuam para a praga, sobrvivam, caso suspeites de estar infectado - vai ao médico rapidamente para não te arrependeres para toda a tua vida da tua lentidão ou embaraço.
<

1 comentário:

:) disse...

estas doenças são do piorio e acho que uma boa avaliação das consequencias faria que toda a gente se protegesse contra estas doenças. Sei k ha gente k n conhece estas doenças, nem sabe como s transmitem , mas acho k ja esta na hora de toda a gnte procurar uma informação de vez em kando porque facilmente se encontra. Apesasr de tanta informação e de tanta "sabedoria" das pessoas, as doenças correm.

Parabens, isto e' um tema muito interessante :)