segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Grávidas stressadas dão á luz.......meninas


Stress durante os primeiros meses de gravidez pode diminuir as hipóteses de ter meninos, de acordo com um estudo da Universidade de Aarhus publicado pela revista médica "Human Reproduction".
Os pesquisadores dinamarqueses examinaram 8.719 mulheres e mais de 6 mil bébés entre 1989 e 1992 e descobriram que o stress pode reduzir o nascimento de bébés meninos.
Os resultados da pesquisa indicam que mulheres stressadas podem ter até 5% mais chances de ter meninas, o que torna estranho o facto de ,em média, nascerem 105 meninos para cada cem meninas ,nos países desenvolvidos (onde os níveis de stress costumam ser mais altos).
As mulheres mais stressadas deram à luz 47% de meninos, enquanto as menos stressadas tiveram 52% de meninos.
Os estudiosos destacam não ter sido possível explicar como o stress materno pode influenciar na determinação do sexo dos filhos, já que o sexo dos bébés é ditado pelos cromossomas contidos no esperma paterno.
Existem suspeitas de que altos níveis de hormonas de stress dificultam a fixação de embriões* masculinos, levando a um maior número de abortos* espontâneos de meninos.
Outros estudos já indicaram que o stress durante a gestação também pode estar relacionado com futuros problemas de saúde das crianças, como hipertensão, obesidade e diabetes.

Fonte: revista "Human Reproduction"

Reflexão: À cerca desta notícia, tenho a dizer que acho que, mais uma vez, o mundo vai ser das mulheres. Cada vez mais a vida é mais stressante para os homens como para as mulheres, ao olhar para a poluição, para os horários rígidos e para as competições a todos os níveis. As mulheres grávidas stressadas dão à luz meninas, segundo o estudo. Mas também temos que ver que o estudo ainda tem umas dúvidas(" que torna estranho o facto de ,em média, nascerem 105 meninos para cada cem meninas nos países desenvolvidos, onde os níveis de stress costumam ser mais altos"). Mais uma coisa que eu tenho a acrescentar é que, caso o estudo se venha a demosntrar realmente, acho que vai ser fácil que a ciência consiga pôr isto em "ordem", já que acredito que um problema a nível hormonal seja solucionado. Imaginando que o stress fazia com que os homens só produzissem espermatozóides com cromossoma X iria ser mais complicado de resolver, mas sendo as mulheres a "discriminar" o sexo masculino acho que vai ser melhor, já que o cromossoma Y paterno vem na mesma. O problema é preservá-lo. digo eu...
Concluindo, temos de reduzir o stress, principalmente se a mulher estiver grávida, pois podem surgir problemas nas crianças. Temos de lutar por um mundo mais saudável a todos os níveis, para termos uma vida com nível. Ah ah ah!

3 comentários:

mArGaRiDa disse...

olá .. axei muito interessante, tens queda para estes casos..sao casos caricatos que nunca ninguém pensa e afinal até sao verdade. muito bem :)

Anónimo disse...

MULHERES EM FORÇA!!!


hihihihi



gostei muito da tua postagem, é um tema extremamente interessante e preocupante visto que os niveis de strees estao a aumentar drastiamente. hoje em dia "facilmente" uma senhora tem uma depressao... ai coitados dos meninos... =)

:) disse...

considero bastnte intrxant o teu artigo, tbm tnh algums duvidas kato a esse estudo, mas de qualquer maneira o stress faz mal a todo o tipo de casos