quinta-feira, 29 de maio de 2008

falta de informação gera problemas na Índia

Tufos de cabelos brancos e acinzentados crescem em alguns dos jovens do estado de Punjab, inclusive em crianças de 10 anos. Algumas ficaram cegos.
Nas vilas de Punjab, crianças e adultos apresentam casos raros de cancro. O motivo é o envenenamento por pesticidas e outros produtos químicos agrícolas, utilizados de forma massiva e desrregulada. De acordo com um relatório do governo de Punjab, o estado responde por 17% da utilização total de pesticidas na Índia.
Parte do problema deve-se à falta de informação. Segundo o relatório, cerca de um terço dos agricultores de Punjab desconheciam o facto de que os pesticidas vêm com instruções para utilização, metade deles ignorava essas instruções, e três quartos aproveitavam recipientes vazios de pesticidas para uso doméstico.
Reflexão: Acho que a informação devia ser sempre a primeira coisa a fazer quando vamos utilizar produtos como os pesticidas. Após ler as instruções deve-se ter uma noção dos impactos que as substâncias podem causar no ambiente e, com esta noção impor limites ao seu uso. Existem pesticidas que não provocam grandes impactos na natureza e na saúde e que até podem ter mais vantagens em certos usos e que as pessoas não usam porque não conhecem! Esta "ignorância" pode ter graves efeitos como cancros, cegueira, etc...

Fontes:opiniaoenoticia.com., 25/09/2007

Sem comentários: