sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Reflexão - Janeiro

Como sempre, tenho a falar das aulas-aulas, aulas-práticas e blog.
- Sobre as aulas- No início deste período, continuámos o estudo do património genético e começámos a estudar as alterações do material genético. Em relação ao património genético falámos da hereditariedade humana, a transmissão de características auttossómicas recessivas e dominantes, e da transmissão de características ligado ao sexo, também estudámos a organização e regulação do património genético. Em relação às alterações do material genético, falámos das mutações génicas e mutações cromossómicas estruturais e numéricas, agentes mutagénicos e cancro. Tenho a dizer que não apreciei tanto a matéria da regulação do património, mas considero que seja sempre importante estes conhecimentos.
- Sobre as aulas práticas, foi nos proposto uma experiência sobre a transmissão de características hereditárias. Nesta experiência vamos utilizar como material biológico peixes (xiphophorus maculatus ou platy). Esta experiência vai durar até ao final do ano. A turma está dividida em grupos e cada um sugere planifica uma característica à escolha, de todas as planificações o professor vai escolher uma para toda a turma realizar na prática.Acho esta ideia muito interessante e muito divertida. Primeiro, porque vamos puder escolher algo que queiramos saber como atravessa as gerações e segundo vamos realizar uma actividade com animais e acho que torna isto tudo muito mais colorido. É também de realçar que esta actividade nos vai ajudar muito no domínio dos conhecimentos do património genético. Para além deste início de projecto, também apresentámos aos colegas um trabalho sobre doneças genéticas. Gostei de ouvir as curiosidades e alguns pontos das outras doenças e gostei bastante de estudar a minha. Acho que as apresentações correram bem e foram muito explícitas e interessantes.
- Sobre o blog, está exposto o que se pode verificar, apesar de existirem algumas pesquisas que postarei mais tarde. Comentei alguns blogs.

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