quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Polémicas dos trangénicos

Transgénicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), são aqueles em que se foi introduzido um novo gene ou fragmento de DNA. O processo é conduzido para que o alimento desenvolva uma característica em particular, como mudanças no seu valor nutricional ou resistência a determinados pesticidas.
A polémica que cerca os OGM tem fundo económico, social e ambiental. Os seus defensores argumentam que a biotecnologia aumenta a produção de alimentos a ponto de atacar de frente a fome mundial. Há a possibilidade de se praticar agricultura em zonas particularmente frias do planeta. As técnicas de recombinação genética estão a ser usadas para produzir plantas que irão permitir a redução do uso de pesticidas e herbicidas, e portanto, irão preservar o meio ambiente. A próxima geração destes produtos promete ainda maiores benefícios para o consumidor como, por exemplo, maior taxa de nutrientes e vitaminas e maior prazo de validade.

Por outro lado, estão os críticos dos transgénicos. Organizações científicas e ambientalistas argumentam que estas substâncias não são seguras para os humanos nem para a Natureza. Argumenta-se, que o cultivo de OGMs vai acabar com a fome no Mundo, no entanto, verifica-se que todos os anos são queimadas toneladas de produtos agrícolas, ou seja, verifica-se que estes existem em excesso. Sendo assim, o problema está na má distribuição da riqueza pelos países. Actualmente, a lei da União Europeia já exige que os alimentos que contêm organismos geneticamente modificados sejam rotulados, pondo a decisão de consumo dos OGM nas mãos das populações.

Fontes: oshortinhasdaesa.blogspot.com; "Jornal Folha-2003- (Brasil)" ; http://www.ecoportal.net

Reflexão: Acho que se deve fazer mais estudos de modo que se possa ter mais confiança no que consumimos. Não tenho uma oposição total ao trangénicos, nem uma adesão total. Acho que precisamos de mais certificados de que estas substâncias são seguras.

Sem comentários: