segunda-feira, 2 de junho de 2008

ETAR


A água é um recurso essencial à vida, utilizado pelo ser humano não só para satisfazer as suas necessidades metabólicas, mas praticamente em todas as suas actividades. O uso que fazemos deste recurso leva-nos, muitas vezes, à poluição aquática que pode condicionar o futuro da existência de água potável e levantar sérios problemas a todos os níveis. As águas residuais, provenientes da actividade humana, são, muitas vezes, destinados a cursos de água, causando a sua contaminação. Para solucionar este problema surgiram as ETAR, que tratam as águas residuais, removendo os seus poluentes, devolvendo-as, posteriormente, ao ambiente em segurança.

O tratamento de águas residuais consta de quatro fases: tratamento preliminar, que visa a eliminação de resíduos e corpos sólidos; tratamento primário, no qual são removidas as partículas de matéria orgânica e materiais gordurosos; tratamento secundário, processo biológico em que microrganismos eliminam 90% da matéria orgânica dissolvida, seguida de uma nova decantação; tratamento terciário, nem sempre é utilizado, remove poluentes específicos e desinfecta as águas antes da sua devolução ao ambiente. No fim do processo, as águas podem ser recebidas em cursos de água. Do tratamento das águas sobrou as lamas que resultaram das decantações. Estas serão tratadas e poderão ser usadas como fertilizantes orgânicos ou dar origem ao biogás. Em Portugal, as ETAR são escassas e algumas apresentam mau funcionamento para abranger toda a população, no entanto estudos, projectos, acções e construções estão a ser feitas para resolver o problema das águas residuais, e, assim, ter uma relação mais saudável e justa com o ambiente.
Fonte:http://www.wikipédia.org/ http://www.ineti.pt/ http://www.youngreporters.org/ http://www.ipv.pt/ http://www.naturelink.pt/ Manual “Biodesafios”, 12º ano “Preparar os testes – Biologia, 12º ano”

Sem comentários: