domingo, 9 de março de 2008

Proteína influencia obesidade... descoberta muito útil

O tratamento da obesidade pode registar um desenvolvimento com o estudo de uma equipa de investigadores do Instituto Karolinska (Suécia), durante o qual foi descoberta uma nova proteína que tem um papel fundamental na formação de novas células gordas.
“A descoberta da proteína, que é chamada de TRAP (tartrate-resistant acid phosphatase) e é segregada por células imunes no tecido gordo, dá uma nova percepção sobre a inflamação crónica dos tecidos gordos que caracteriza a obesidade”, afirmou o Instituto Karolinska num comunicado, explicando que os investigadores recorreram as experiências em culturas de células humanas e em ratos.O professor Goeran Andersson, que dirigiu o estudo, disse depois que a equipa acompanhou 14 mulheres obesas, procedimento em que se descobriu que TRAP se encontra em níveis excessivos em pacientes com obesidade. Conclusão geral das várias vertentes do estudo: esta proteína “estimula a formação de novas células gordas e pode precipitar o desenvolvimento da obesidade”.Além do desenvolvimento de novos tratamentos da obesidade, através da inibição desta proteína, a equipa sueca de cientistas detectou também outro caminho para prosseguir o seu trabalho: o tratamento de alguns casos de caquexia mórbida (estado de magreza extrema e atrofia muscular), verificada em doentes com determinados tipos de cancro. A TRAP podem ajudar a tratar a caquexia porque, segundo o Instituto Karolinska, nas experiências em ratos esta proteína também estimulou o metabolismo e o crescimento de células gordas benignas.
Fonte: Noticiário "Telejornal" e jornal "Público"
Reflexão: Considero que esta descoberta poderá trazer vários benefícios na luta contra obesidade e contra problemas de magreza entre outros. Através de conhecimentos de Engenharia Genética, esta descoberta pode-se tornar uma grande arma contra muitos estados inimigos da saúde.


2 comentários:

Gabriel dos Santos disse...

olá! Estive a ler este texto e achei o seu conteúdo muito interessante. Considerada a doença do século XXI,a obesidade parece ter um tratamento à vista. Concordo, por isso, plenamente contigo quando dizes que a descoberta trará beneficios. Outro aspecto é que os obesos poderão, se as proteínas forem compativeis, fornecer proteínas aos magros, facilitando o desenvolvimento destes e atrasnado o desenvolvimento dos dadores.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.