quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Mãe......e pai também


A ciência tem novidades, como sempre, mas desta vez, é possível fazer de uma mulher mãe e pai. Esta mãe «pai» terá... filhas, mais á frente a síntese de uma notícia que eu encontrei vai dizer porquê e explicar melhor tudo isto.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Newcastle, garante que extraiu células da medula óssea de humanos adultos e que as transformou em células precursoras de espermatozóides*.
Agora, estão a trabalhar para tornar os espermatozóides maduros. Se a experiência tiver sucesso, poderá ajudar homens inférteis e será capaz de produzir espermatozóides vindos de mulheres. Isto é, uma mulher poderá ser mãe e pai.
Os investigadores extraíram células-tronco da medula óssea de um voluntário e separaram um subgrupo.
As células especiais foram cultivadas em placas de vidro e alimentadas com substâncias que potenciam a sua transformação em células mais especializadas.
Os investigadores identificaram a presença de células-tronco espermatogónias* -- uma fase inicial do desenvolvimento dos espermatozóides.
O passo seguinte da experiência foi realizado com ratos. Os cientistas implantaram as células espermatogónias, [extraídas da medula dos ratos] nos testículos* destes, tendo aqueles conseguido processar a sua aproximação ao espermatozóide maduro.
Agora, é preciso ver se as células-tronco espermatogónias se transformam em espermatozóides maduros no laboratório, e isso pode levar entre três a cinco anos de experiências.
Se os testes forem bem sucedidos a mulher «pai» apenas poderá ter filhas, já que não possui cromossoma Y*, a marca genética da masculinidade. A reprodução teria, naturalmente, de ser feita in vitro*.

Esta informação veio de um artigo da revista Reproduction: Gamete Biology de Abril de 2007.

O que é que eu acho? Eu acho interssante tudo o que aqui está, no entanto o que me chocou foi mesmo aquilo da mulher pai. Acho que os homens têm aqui mais uma solução para o combate a infertilidade e, também uma certa ameaça... Não é que eu pense que seja assim uma ameaça daquelas, porque acho que um pai é sempre importante, porque a mulher pode «dar» espermatozóides, mas não vai deixar de ser mulher, e, portanto o homem nunca vai ficar para trás. Uma criança precisa de um pai e de uma mãe, não só a níveis biologicos mas também a níveis afectivos, digo eu.

sábado, 22 de setembro de 2007

Biologia + Blog

Neste 2º blog que faço, vou tentar expressar as minhas ideias e divulgar mais ideias sobre biologia. A biologia é muito interessante e, associada a um blog faz 1 combinaçao bonita.
Eu, Ana Teresa da 49, gosto de biologia e vou tentar demonstrar o meu afecto por ela, editando aqui assuntos relacionados, opiniões, notícias, experiências, e reflexões sobre a aula. Vou tentar construir 1 glossario como o professor sugeriu na sua folha e assim.
Espere que seja melhor que o outro blog.