terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O mapa do cérebro

Esta notícia fala de elaboração de um de um diagrama de como o cérebro humano funciona, passando pelo auxílio da engenharia genética. Esta experiência chamada de "conectomia" parte de Jeff Lichtman, de Haravard.
Montar um diagrama completo de como o cérebro humano funciona é uma tarefa extensa, principalmente porque este é composto por cerca de 100 bilhões de neurónios* com trilhões de sinapses*. A conectomia divide o cérebro em fatias que são então estudadas e identificadas por diferentes cores que apontam o funcionamento de cada um dos axónios*, terminações nervosas que levam informação de um neurónio a outro.
Tais mapas, quando concluídos, podem auxiliar na detecção do início de desenvolvimento de problemas como autismo* e esquizofrenia*. A tecnologia de Lichtman permite a visualização das células nervosas em aproximadamente 100 cores, que permitem aos cientistas ver para onde cada axónio leva os dados e, assim, compreender como a informação é processada e transferida entre diferentes partes do encéfalo*.
Para criar esta ampla paleta foram testados métodos de engenharia genética em ratos, que receberam múltiplas cópias de genes de três proteínas que são iluminadas em diferentes cores - amarelo, vermelho ou ciano. Os ratos também receberam códigos DNA de uma enzima* que reorganiza aleatoriamente estes genes para que células individuais produzam combinações arbitrárias das proteínas fluorescentes, criando novas cores que foram observadas em microscópio.
Até agora, o grupo de Lichtman usou a tecnologia para mapear as conexões num pequeno pedaço do cerebelo, parte do cérebro que controla o equilíbrio e o movimento. Outros cientistas já demonstraram interesse em usar a tecnologia para estudar conexões neurais na retina, no córtex e no nervo olfativo.
Fontes: revista Technology Review; notícia de Fevereiro

Reflexão: Esta experiência mostra muita importância para o mundo, uma vez que, pode ajudar a decifrar doenças. O conhecimento do cérebro ainda não é muito evidente e com certeza esta experiência pode ajudar em muitos aspectos. É de notar a importância e a criatividade da experiência.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Polémicas dos trangénicos

Transgénicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), são aqueles em que se foi introduzido um novo gene ou fragmento de DNA. O processo é conduzido para que o alimento desenvolva uma característica em particular, como mudanças no seu valor nutricional ou resistência a determinados pesticidas.
A polémica que cerca os OGM tem fundo económico, social e ambiental. Os seus defensores argumentam que a biotecnologia aumenta a produção de alimentos a ponto de atacar de frente a fome mundial. Há a possibilidade de se praticar agricultura em zonas particularmente frias do planeta. As técnicas de recombinação genética estão a ser usadas para produzir plantas que irão permitir a redução do uso de pesticidas e herbicidas, e portanto, irão preservar o meio ambiente. A próxima geração destes produtos promete ainda maiores benefícios para o consumidor como, por exemplo, maior taxa de nutrientes e vitaminas e maior prazo de validade.

Por outro lado, estão os críticos dos transgénicos. Organizações científicas e ambientalistas argumentam que estas substâncias não são seguras para os humanos nem para a Natureza. Argumenta-se, que o cultivo de OGMs vai acabar com a fome no Mundo, no entanto, verifica-se que todos os anos são queimadas toneladas de produtos agrícolas, ou seja, verifica-se que estes existem em excesso. Sendo assim, o problema está na má distribuição da riqueza pelos países. Actualmente, a lei da União Europeia já exige que os alimentos que contêm organismos geneticamente modificados sejam rotulados, pondo a decisão de consumo dos OGM nas mãos das populações.

Fontes: oshortinhasdaesa.blogspot.com; "Jornal Folha-2003- (Brasil)" ; http://www.ecoportal.net

Reflexão: Acho que se deve fazer mais estudos de modo que se possa ter mais confiança no que consumimos. Não tenho uma oposição total ao trangénicos, nem uma adesão total. Acho que precisamos de mais certificados de que estas substâncias são seguras.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Missão Coelho


Fêmea albina X Macho normal

Eu, a Sandra e a Ana Margarida decidimos elaborar um projecto opcional e semelhante ao que está a ser realizado durante as aulas práticas de biologia com o Xiphophorus Maculatus. Esta iniciativa advém do facto de termos disponível um bom material biológico - coelhos - e da possibilidade do projecto platy não fornecer dados claros para obter uma conclusão.
Os coelhos constituem um relativamente bom material genético porque o seu tempo de gestação é reduzido (1 mês), as suas caracteristicas são bem visiveis e constrastantes, possuem um número moderado de descendencia (cerca de 6 ou 10), não há descuido parental, o tempo de crescimento das crias é reduzido (cerca de 1 mês para que as caracteristicas sejam observáveis) e de fácil acesso e manipulação para nós.
O nosso objectivo é estudar a transmissão da cor ao longo da gerações. Também teremos em conta a transmissão do albinismo.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

DNA recombinante

A tecnologia do DNA recombinante surgiu após estudos genéticos em bactérias e nos vírus que as invadem. Esta tecnologia consiste no isolamento e restrição de sequências de DNA que são introduzidas num vector de DNA. A Engenharia Genética é uma tecnologia que usa o DNA recombinante para produzir novos produtos, desde farmacológicos até ao domínio da agricultura. É também possível introduzir um gene humano numa bactéria e fazer com que essa bactéria produza uma proteína humana.! No vídeo acima é possível perceber melhor como tudo se passa.

Fontes: manual "Biodesafios"; www.youtube.com; www.cientic.com

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Extracção do DNA de frutos

Trouxe para o blog um apanhado do que se passou na aula prática de biologia do dia 12-02-2008. Esta aula passou pela extracção do DNA de frutos. Os frutos eram o morango e o kiwi. Aqui encontra-se um vídeo do procedimento a seguir para concretizar esta experiência.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Artificialização do genoma!

Uma equipa do Instituto J. Craig Venter, nos EUA, revelou hoje que conseguiu dar mais um passo crucial para criar vida artificial no laboratório. No centro das atenções está uma minúscula bactéria, cujo ADN é formado apenas por um cromossoma. Está no centro das atenções, porque a totalidade do seu património genético acaba de ser quimicamente sintetizada no laboratório. A molécula de ADN da bactéria em questão, “Mycoplasma genitallium” (responsável por uma infecção sexualmente transmitida) é uma cadeia com 582.970 “pares de bases” que entram na composição do ADN.
Os cientistas para seguirem o projecto começaram por fabricar quimicamente uma centena de segmentos do ADN da bactéria com cerca de cinco a sete mil pares de bases; a seguir, juntaram esses segmentos, utilizando a bacteria intestinal “Escherichia coli” (uma estrela dos laboratórios de biotecnologia) e obtiveram segmentos maiores. Por último, utilizando a levedura, juntaram todos esses segmentos numa única molécula com os tais 582.970 pares de bases, criando assim uma cópia perfeita, mas artificial, do genoma de “Mycoplasma genitallium”.Bom... a cópia não é exactamente perfeita. É que os cientistas introduziram deliberadamente duas diferenças no genoma artificial: por um lado, retiraram-lhe um gene, chamado MG408, que é responsável pelo carácter patogénico da “M. Genitallium”. Por outro, inseriram “marcas de água”, isto é, pequenas sequências genéticas sem qualquer efeito, no meio do ADN sintético, para conseguir distingui-lo do seu homólogo natural.
Fontes: Ana Gerschenfeld (24-01-2008)
Reflexão: Bem, a partir desta notícia é de prever que estamos muito próximos de criar vida artificial. Depois de sermos capazes de fabricar um genoma de uma bactéria pode ser possível criar um genoma humano, se bem que a tarefa se vai complicar bastante, não só a nível de capacidade de criar, como também a autorização para tal. O DNA humano tem três mil milhões de pares de bases, enquanto que a bactéria em causa tem apenas 582.970 pares de bases. O que mostra que a artificilização do genoma humano ainda em alguns dias pela frente.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Reflexão - Janeiro

Como sempre, tenho a falar das aulas-aulas, aulas-práticas e blog.
- Sobre as aulas- No início deste período, continuámos o estudo do património genético e começámos a estudar as alterações do material genético. Em relação ao património genético falámos da hereditariedade humana, a transmissão de características auttossómicas recessivas e dominantes, e da transmissão de características ligado ao sexo, também estudámos a organização e regulação do património genético. Em relação às alterações do material genético, falámos das mutações génicas e mutações cromossómicas estruturais e numéricas, agentes mutagénicos e cancro. Tenho a dizer que não apreciei tanto a matéria da regulação do património, mas considero que seja sempre importante estes conhecimentos.
- Sobre as aulas práticas, foi nos proposto uma experiência sobre a transmissão de características hereditárias. Nesta experiência vamos utilizar como material biológico peixes (xiphophorus maculatus ou platy). Esta experiência vai durar até ao final do ano. A turma está dividida em grupos e cada um sugere planifica uma característica à escolha, de todas as planificações o professor vai escolher uma para toda a turma realizar na prática.Acho esta ideia muito interessante e muito divertida. Primeiro, porque vamos puder escolher algo que queiramos saber como atravessa as gerações e segundo vamos realizar uma actividade com animais e acho que torna isto tudo muito mais colorido. É também de realçar que esta actividade nos vai ajudar muito no domínio dos conhecimentos do património genético. Para além deste início de projecto, também apresentámos aos colegas um trabalho sobre doneças genéticas. Gostei de ouvir as curiosidades e alguns pontos das outras doenças e gostei bastante de estudar a minha. Acho que as apresentações correram bem e foram muito explícitas e interessantes.
- Sobre o blog, está exposto o que se pode verificar, apesar de existirem algumas pesquisas que postarei mais tarde. Comentei alguns blogs.